Atualizado em 23/02/2022

Conselheiros do TCE potiguar tomam posse em novas diretorias da Atricon e do IRB

Foto: Mariana Leal

As novas diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), tomaram posse em cerimônia realizada nesta terça-feira (22), em Brasília. Assumiram as respectivas presidências os conselheiros Cézar Miola, do TCE-RS (Atricon); Edilberto Pontes, do TCE-CE (IRB) e Joaquim Castro, do TCM-GO (Abracom).

Do TCE-RN, os conselheiros Gilberto Jales e Carlos Thompson Costa Fernandes assumiram cadeiras entre as novas diretorias. Jales está entre os Diretores de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon, e Thompson é titular do Conselho Fiscal do IRB. Nesta quarta-feira (23/02), Gilberto Jales também foi empossado como presidente do Comitê de Corregedorias e Ouvidorias do IRB para o biênio 2022/2023.

Durante a posse, realizada no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC-TCU), em Brasília, os novos presidentes abordaram entre os principais temas a articulação institucional, o uso de tecnologias na área da fiscalização e o fortalecimento do sistema de controle externo.

O presidente eleito da Atricon, Cezar Miola, destacou que a entidade tem intensa atuação no âmbito nacional, sempre comprometida com o regime democrático e com o princípio republicano. "Espalhados pelo país, os Tribunais de Contas têm o importante papel de induzir a administração pública a adotar políticas capazes de enfrentar essas e outras deficiências; e a fiscalizar a execução das medidas implantadas. Em conjunto, na Atricon, somos capazes de amplificar essa tarefa. Nos próximos dois anos, pretendemos atuar na defesa das prerrogativas dos membros dos órgãos de controle e no fortalecimento institucional, procurando contribuir decisivamente para a melhoria da vida da população".   

Eleito para liderar o IRB no biênio 2022-2023, o conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE), destacou, entre as metas prioritárias desta gestão, a criação de um núcleo de estudos avançados. “Discutir os grandes temas nacionais será um imperativo. Reforçaremos, também, a interação com atores relevantes da ciência nacional e internacional.”

Em seu discurso de posse, o presidente da Abracom, Joaquim Castro, lembrou da necessidade do trabalho conjunto dos órgãos de controle.  "Continuaremos fortalecendo a instituição, cumprindo a sua missão, de ser catalisadora do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas dos Municípios, sempre com o olhar voltado para a união das entidades do Sistema do Tribunais de Contas”.

A cerimônia também contou com pronunciamento da presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes; dos presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; da Audicon, Marcos Bemquerer Costa; do IRB e da Atricon entre os anos 2018 e 2021, Ivan Lelis Bonilha, e Fabio Túlio Filgueiras Nogueira.

Entre outras autoridades, participaram presencialmente da posse, os ministros do TCU, Augusto Nardes e Antônio Anastasia, além de conselheiros e assessores de 26 Tribunais de Contas e representantes de entidades ligadas ao sistema de controle externo.

Assista a íntegra da posse em: https://www.youtube.com/watch?v=Dxld2lunAZA

Conheça a composição das diretorias eleitas e conselhos fiscais.

Atricon: https://atricon.org.br/conheca-a-composicao-da-diretoria-atricon-para-o-bienio-2022-2023/

IRB: https://irbcontas.org.br/homologacao-eleicoes-irb-no-ii-congresso-internacional-dos-tribunais-de-contas/

Abracom: http://abraccom.org.br/wp/composicao/

Com informações da Assessoria de Comunicação da Atricon