Atualizado em 29/10/2021

Parceria com UFRN viabiliza uso de inteligência artificial na Ouvidoria do TCE

Foto: Ana Clara

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) deu mais um passo em busca da modernização dos seus serviços e aprimoramento institucional, agora contando com parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No final da manhã desta sexta-feira (29/10), na sala de reunião da presidência do TCE, foi assinado um contrato que permite o direito de uso do Kairós, software desenvolvido por técnicos da UFRN, que vai possibilitar a melhoria do atendimento da Ouvidoria e do acesso à Informação, por meio de inteligência artificial, aproximando ainda mais o Tribunal dos cidadãos.

“Estamos avançando”, ressaltou o presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, lembrando que o Kairós é um sistema que utiliza a inteligência artificial atrelada ao gerenciamento de processos com a finalidade de qualificar ainda mais o serviço realizado no âmbito da Ouvidoria de Contas, promovendo a melhoria significativa e contínua de seus indicadores, além de valorizar o trabalho essencialmente humano da equipe que realiza o tratamento das demandas. O sistema foi disponibilizado pela UFRN de forma gratuita para o TCE.

“Trata-se de um trabalho de extrema importância, tem que ser compartilhado”, ressaltou o Ouvidor do TCE, conselheiro Tarcisio Costa, lembrando que vinha trabalhando nesta parceria já há um certo tempo e que agora via ser concretizado. “É um trabalho contínuo e envolve todos nós”, disse. Ao lado dele, participaram do evento os conselheiros Gilberto Jales e Renato Costa, além de diretores da Secretaria de Controle Externo, Informática, Consultoria Jurídica, Comunicação Social e da Ouvidoria do TCE.

“Estamos acostumados a ouvir falar sobre o uso da Inteligência Artificial em grandes empresas, mas a inteligência artificial pode ser usada e beneficiar toda a sociedade”, lembrou o corregedor da UFRN, Elias Jacob de Menezes Neto, ao lado do diretor da Agência de Inovação do TCE, Daniel de Lima Pontes. O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou o salto de qualidade dado na ouvidoria da Universidade com a implantação do programa: “O tempo de resposta passou de 280 para dois dias e meio. A lei de acesso a informação, de 30 dias para apenas um dia”, informou, ressaltando a importância de a UFRN estar desenvolvendo projetos que possam ser executados. “Contribuir com o TCE e contribuir com nosso Estado”, finalizou.

Ações

A parceria entre o TCE e a UFRN não é nova. O presidente do Tribunal de Contas lembrou iniciativas que foram efetivadas em gestões anteriores, como a realização do curso de graduação tecnológica para servidores que só tinham nível médio; programa de Residência em Tecnologia da Informação, graduação que vem ocorrendo e está na terceira turma; o projeto Sexta de Contas, com debates qualificados com a presença de professores da Universidade e a divulgação do índice de dados abertos, entre outras.