Atualizado em 19/08/2020

Tribunal de Contas abre consulta pública para ouvir gestores no processo de atualização do SIAI-DP

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) abriu consulta pública para que os gestores possam conhecer - e contribuir com sugestões para sua implantação - a versão 2021 do layout de importação do SIAI-DP (Sistema Integrado de Auditoria Informatizada na área de Despesa de Pessoal), ferramenta eletrônica que permite aos entes jurisdicionados o envio periódico de informações relativas à folha de pagamento e cadastro funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas.

O novo layout está disponível no link http://www.tce.rn.gov.br/SiaiDp/VersaoBeta. A consulta pública ficará disponível até o dia 4 de setembro de 2020 e as contribuições devem ser enviadas para o e-mail novosiaidp@tce.rn.gov.br.

O objetivo é que, durante esse período, as equipes responsáveis pela extração dos dados dos sistemas internos dos jurisdicionados, bem como os responsáveis pelo envio dos dados da folha de pagamento ao TCE, possam conhecer o novo layout e contribuir para possíveis ajustes, antes da sua efetiva implantação.

A atualização vai deixar a versão 2021 do SIAI-DP com maior qualidade nos dados coletados, fornecendo ao corpo técnico do Tribunal de Contas informações mais confiáveis, reduzindo riscos de falsos positivos e aprimorando a atividade do controle externo.

SIAI-DP

O SIAI-DP foi lançado em 2012 por força da Resolução n° 030/2012-TCE, de 29 de novembro de 2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade do envio da folha de pagamento e cadastro funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas dos jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.

O sistema é suporte para diversos trabalhos de auditoria, tendo elaborado ao longo do tempo uma série de trabalhos sobre remuneração de gestores públicos, relatórios mostrando acúmulo de cargos no serviço público e levantamentos de diversas naturezas. Recentemente, em parceria com a Controladoria Geral da União, identificou, a partir de cruzamento de dados, que 9.867 servidores públicos do Rio Grande do Norte, municipais e estaduais, foram inscritos para o recebimento do auxílio emergencial destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade.