Atualizado em 03/08/2020

Escola de Contas adota modalidade de ensino a distância para cursos e atividades pedagógicas

Projeto do EAD será implantado na segunda fase do programa 'Redesenhando a Gestão Pública - do Planejamento ao Controle'

A Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, unidade educacional do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), vai passar a promover cursos e atividades pedagógicas por meio da modalidade de ensino a distância (EAD). O novo formato de aulas, chamado de Escola a Distância, será inaugurado nesse mês de agosto, aproveitando a retomada do programa “Redesenhando a Gestão Pública - do Planejamento ao Controle”, voltado para capacitação de prefeituras e câmaras municipais. O conteúdo e as aulas serão disponibilizados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido para a nova plataforma.

Confira o vídeo de divulgação da Escola a Distância: https://youtu.be/F_5w7rtppWo

A implantação do EAD, sob responsabilidade de uma comissão técnica, terá como experiência-piloto a segunda fase do "Apoio à formulação do Plano Estratégico das Prefeituras Municipais”, um dos projetos integrantes do Programa “Redesenhando a Gestão Pública”, iniciado em 2019. Os encontros presenciais serão adaptados para o formato virtual, com a realização de encontros ao vivo (lives), aulas gravadas, vídeos, e-mails e arquivos com material teórico e modelos, com acompanhamento dos instrutores/tutores designados pela Escola de Contas.

"Redesenhando a Gestão Pública - do Planejamento ao Controle" é um programa da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira que utiliza uma metodologia de capacitação continuada e pragmática, estimulando boas práticas às Prefeituras e Câmaras Municipais, especialmente quanto ao planejamento e à gestão dos recursos públicos.

Planejamento Estratégico

A primeira fase do projeto de apoio à formulação Plano Estratégico das Prefeituras Municipais  ocorreu de forma presencial, durante o ano de 2019, com atividades organizadas e desenvolvidas pela APG e Escola de Contas, em duas etapas: sensibilização (Etapa I) e workshop (Etapa II). O trabalho resultou na construção do Referencial Estratégico e objetivos de longo prazo para as 11 prefeituras que foram selecionadas para a elaboração do Plano Estratégico Institucional: Apodi, Bom Jesus, Caicó, Cruzeta, Jardim do Seridó, Macaíba, Martins, Mossoró, Pau dos Ferros, Portalegre e São José de Mipibu.

O objetivo da segunda fase é capacitar os técnicos desses 11 municípios para que eles possam dar continuidade à elaboração dos seus Planejamentos Estratégicos. Para facilitar a programação de aulas, os municípios serão divididos em quatro polos regionais. Os integrantes de cada polo receberão a capacitação no mesmo período. A programação de aulas e atividades virtuais se estenderá do dia 17 de agosto a 6 de novembro de 2020.

Na Etapa III do programa, será realizado um workshop virtual para apresentação dos resultados do workshop de formulação do Referencial e Mapa Estratégicos da Prefeitura Municipal (Fase 1). Haverá atividades de orientação e acompanhamento para a elaboração de Iniciativas que serão diretrizes básicas para a execução dos objetivos estratégicos do Mapa. A Etapa IV consiste em workshop virtual de elaboração dos Indicadores Estratégicos, que serão utilizados para aferição do alcance dos objetivos de longo prazo traçados.