Atualizado em 04/05/2020

Tribunal de Contas celebra Dia da Ética com campanha durante o mês de maio

Comemorado em 02 de maio, o Dia Nacional da Ética - ação organizada pelos movimentos sociais na luta por um comportamento mais ético, especialmente na Administração Pública, será marcado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) com a realização de uma campanha educativa ao longo de todo mês de maio, sob a coordenação da Corregedoria, com a disseminação de banners, cartazes e vídeos com informações relevantes associadas a questões éticas.  

O objetivo da campanha é difundir valores éticos no âmbito interno do Tribunal de Contas, assim como disseminar os princípios, deveres e vedações previstos no Código de Ética dos Servidores do TCE-RN e no Regime Jurídico Único dos Servidores – LC 122/1994, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho harmonioso, por meio da difusão de ideais éticos na vivência cotidiana. 

“A campanha abordará os princípios básicos da boa conduta a ser observada por todos que trabalham no Tribunal, nas suas relações entre si, com o público, com os jurisdicionados e com a sociedade, almejando-se garantir o respeito e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Muito embora estejamos num período atípico, em regime de teletrabalho, não impede, muito pelo contrário, de abordarmos o assunto comportamento ético, cada vez mais cobrado pela sociedade”, explica o conselheiro Gilberto Jales, Corregedor do TCE. 

No ano passado, o TCE marcou a comemoração ao Dia Nacional da Ética realizando a campanha “TCEndo a Ética na Prática”, fruto de uma ação conjunta de vários setores do TCE-RN, em que foram trabalhadas atividades de fomento à capacitação na temática da ética de forma participativa e dinâmica, por meio da GINKÉTICA - Gincana Ética, destinada a todos que trabalham no Tribunal Contas do RN.

"Em razão do período da quarentena, cujo isolamento social se fez necessário, não será viável a realização da II GINKÉTICA durante este mês de maio. No entanto, a gincana deverá acontecer tão logo voltem as atividades presenciais do TCE/RN", informou a coordenadora da Corregedoria, consultora jurídica Teresa Cristina Diógenes.