Atualizado em 13/03/2020

Escola de Contas encerra primeira etapa do projeto Redesenhando a Gestão Pública

Finalizando a primeira etapa do projeto "Redesenhando a Gestão Pública - do Planejamento ao Controle", o secretário municipal de Administração da prefeitura de Cruzeta, Paulo César Rodrigues, fez a apresentação do “Mapa Estratégico”, documento que visa orientar a gestão pública do município nos próximos anos, produzido pelos representantes das mais diversas áreas. “Saio daqui com uma maior visão da nossa cidade. Enxergando melhor os pontos positivos e negativos, buscando melhorias para o futuro, uma cidade planejada e mais estruturada”, enfatizou.

O projeto, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, tem como objetivo introduzir na administração pública a cultura do planejamento estratégico, o que está sendo um diferencial significativo na gestão pública. Iniciativa inédita no âmbito dos TC´s, a idéia da capacitação partiu do diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa, ao perceber o baixo nível do planejamento estratégico dos municípios nos resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), ferramenta utilizada pelo TCE para monitorar anualmente informações em sete áreas da gestão pública dos municípios, entre elas o planejamento.

Diante do cenário apresentado, a partir dos encontros regionais, que contempla todos os municípios do Estado, foram selecionados 12 municípios para participarem da experiência de execução do planejamento estratégico, numa abordagem mais específica, sob a orientação do coordenador da Assessoria de Planejamento e Gestão do TCE, César Gláucio Torquato e do auditor de controle externo, Ricardo Barbosa Villaça.

A capacitação integrou técnicas de construção dos instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA), além da implantação dos controles internos e de ferramentas de educação continuada, de eficiência, de inovação, de participação e apresentação de práticas essenciais para o desenvolvimento institucional. Além de Cruzeta, participaram do projeto os municípios de Caicó, Mossoró, Parnamirim, São José de Mipibu, Bom Jesus, Portalegre, Jardim do Seridó, Apodi, Martins, Pau dos Ferros e Macaíba.

Segundo a coordenadora da Escola de Contas, professora Marlúsia Saldanha, falando no encerramento da programação, a capacitação terá continuidade com a retomada das visitas da equipe técnica aos municípios, para acompanhamento das ações executadas e cumprimento das metas definidas no plano estratégico. “Tem sido uma experiência muito significativa”, ressaltou, lembrando que estes encontros vem surpreendendo, com a demonstração de competência, interesse e capacidade de integração entre os participantes.