Atualizado em 07/02/2020

Pesquisa mostra que prédio do TCE foi erguido onde era a Casa dos Ingleses durante Segunda Guerra

O terreno da avenida Getúlio Vargas, 690, que no presente sedia o prédio do Tribunal de Contas do Estado – TCE, foi residência, no passado, durante a 2ª Guerra Mundial, de um comandante da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos. Considerado local estratégico no conflito, por conta da aproximação com a África e a Europa, os americanos instalaram uma base militar no município de Parnamirim, sob o comando geral das tropas do Exército dos EUA (US Army) tendo a frente o Major General Robert LeGrow Walsh, que fixou residência na “Casa dos Ingleses”, como ficou conhecida, na região do antigo Belo Monte, depois bairro de Petrópolis.

Em junho de 1942 o General Walsh foi nomeado comandante da Força Aérea do Exército dos EUA (USAAF) para toda a região do Atlântico Sul (South Atlantic Wing). Foi responsável pelo comando do Air Transport Command (ATC), ou seja, todas as questões envolvendo o transporte aéreo nesta parte do mundo estavam sob suas ordens. Devido à intensa movimentação de aeronaves em Natal, o ATC foi transferido do Caribe para o Rio Grande do Norte, ficando a sede administrativa em Parnamirim Field, e a residência do comandante sob as dunas do Belo Monte, defronte a bela vista do mar.

A história está sendo resgatada graças a uma ação do Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte, que acatou a solicitação de uma audiência extrajudicial, feita pelo representante do Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania – IAPHAC, Ricardo da Silva Tersuliano, proposição acatada pelo Procurador da República e titular do 10º Oficio do Núcleo de Cidadania e Ambiental (NCA), Victor Manoel Mariz, com objetivo de tratar de assuntos pertinentes à adoção de medidas necessárias para resgatar, preservar e valorizar o patrimônio histórico do Rio Grande do Norte relativo ao período da Segunda Guerra Mundial. A primeira audiência ocorreu no dia 14 de março de 2019, num processo que vem sendo acompanhado em decorrência da situação de abandono do patrimônio em vista do potencial histórico, turístico e cultural que representa.

“A atuação do Ministério Público Federal no âmbito do Procedimento Administrativo 1.28.001950.2018-52, inclusive com a participação de diferentes parceiros, configura um instrumento fundamental para o resgate e proteção do patrimônio Histórico de Natal e Parnamirim. É importante lembrar que o nosso Estado teve importante participação no desenrolar do principal fato histórico do mundo,  com consequências relevantes para a vida dos cidadãos potiguares.  Ainda é tempo de valorizarmos  e exaltarmos a nossa história. Como bem observou o primeiro-ministro inglês na época da guerra, Winston Churchill, sem a participação de Natal e Parnamirim, a guerra poderia ter durado mais uns 10 anos”, justificou o procurador Victor Mariz, que foi recebido no TCE pelo presidente Poti Júnior.

A partir da audiência, que contou com a presença de representantes de diferentes atores sociais, tais como SEBRAE, Emproturn, Funcarte e Instituto Histórico e Geográfico, foram definidas algumas diretrizes, entre as quais o mapeamento dos pontos históricos que possuem ligação com a participação do Brasil no conflito, tais como quartéis, hospitais, bares, cabarés, hotéis, clubes militares, companhias aéreas, residências de oficiais e do cônsul norte-americano, entre outros. O mapeamento constou de visitas in loco, com exposição em torno da importância do resgate da história como fator relevante no processo de identidade e desenvolvimento local. No Tribunal de Contas, foi realizada uma reunião neste sentido em outubro do ano passado, passando a instituição a constar do Relatório de Edificações Remanescentes em Natal no Período da Segunda Guerra Mundial, levantamento feito pelo pesquisador Rostand Medeiros.

A pesquisa foi transformada no livro “Lugares da Memória”, com informações e curiosidades de 27 locais considerados importantes durante a permanência dos americanos em Natal, centralizando nos bairros de Santos Reis, Rocas, Ribeira, Petrópolis e Tirol, entre os quais o local onde está sediado o Tribunal de Contas do Estado. A ideia, com apoio do Governo do Estado e das Prefeituras de Natal e Parnamirim, é que seja criada uma rota turística e histórica, focando o período da Grande Guerra, com todo o impacto e representação do que significou a presença dos militares americanos em Natal, além de outros projetos como a construção de um memorial da Segunda Guerra, entre outras iniciativas.

No caso do General Walsh, permaneceu em Natal de junho de 1942 a junho de 1944, quando foi anunciado como novo comandante geral do comando Oriental das Forças Aéreas Estratégicas dos Estados Unidos na União Soviética e membro da Missão dos Estados Unidos em Moscou. Durante sua permanência, foi caracterizado como um militar sério, correto e que mantinha uma boa relação com a comunidade local. Em alguns momentos, abriu para convidados o espaço do famoso aeródromo de Parnamirim, mostrando os refeitórios, hangares, armazéns de cargas, alojamentos de oficiais, praças, cinemas, enfim, todo o conjunto do “grande aeroporto de fama mundial”.

No caso da “Casa dos Ingleses”, após a saída dos americanos de Natal, o local foi utilizado como sede da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte a partir de 18 de setembro de 1947, permanecendo até os primeiros anos da década de 1960. Em 1965 o local passou a ser a sede do Tribunal de Contas do Estado, cuja atual edificação foi inaugurada no ano de 2002.