Atualizado em 26/08/2019

Presidente do Tribunal de Contas participa de reunião do CNPTC em São Paulo

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, participou da abertura da 3ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, na manhã desta segunda-feira (26), na sede do TCM-SP, com representação de todo o Sistema TCs. O encontro discutirá uma pauta com 17 pontos e tem por objetivo fomentar a discussão de temas relevantes para o controle externo.

O evento foi aberto pelo presidente do TCM-SP, João Antonio, que ressaltou os desafios dos Tribunais de Contas na defesa da supremacia do interesse público. “A grande tarefa  é fazer com que a atuação dos TCs chegue antes do desperdício do dinheiro público, exercendo o controle preventivo e concomitante”.  
A primeira reunião ordinária do Conselho foi sediada pelo Tribunal de Contas da União (Brasília), em abril desse ano. Na oportunidade, foi discutida a proposta do novo regimento interno e estrutura organizacional, o planejamento estratégico do Conselho e a implantação da governança pública em todos os Tribunais de Contas.
O segundo encontro do CNPTC, que teve como enfoque a atuação conjunta dos Tribunais de Contas e compartilhamento de experiências e ferramentas, foi realizado no último mês de junho, no Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás. 
Nessa terceira edição do encontro, que reuniu presidentes de 32 Cortes de Contas brasileiras, foram debatidos temas sobre fiscalização ordenada, efetividade no acompanhamento e cumprimento das decisões proferidas pelos Tribunais de Contas e reforma da Previdência e governança multinível.

* Com informações da Atricon e do TCMSP