Atualizado em 10/07/2019

Escola de Contas encerra série de encontros regionais com a participação de mais de mil gestores

Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realizou nesta quarta-feira (10) o último Encontro Regional com Gestores Municipais de 2019.

Com o tema "Redesenhando a Gestão Pública: do planejamento ao controle", o Encontro aconteceu na cidade de Portalegre e congregou gestores de 39 municípios da região Oeste. No total, mais de mil gestores participaram dos encontros durante o ano, nos quatro polos envolvidos durante o ano.

Participaram do evento o conselheiro Gilberto Jales, que representou o diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Glauber Rego, o presidente da Federação dos Municípios do RN, Leonardo Cassimiro de Araújo, o prefeito de Portalegre, Manoel de Freitas Neto, o presidente da Federação das Câmaras Municipais, Paulinho Freire, e o presidente da Câmara de Vereadores de Portalegre, Euclides Luiz Pereira Neto.

Segundo o conselheiro Gilberto Jales, para além de fiscalizar as contas dos municípios, a orientação e capacitação - os objetivos dos encontros regionais - fazem parte da missão do TCE, principalmente em tempos de crise fiscal. "A crise e o arrocho fiscal já são uma realidade e todos precisam se adequar. O TCE mesmo funciona hoje com o mesmo orçamento de 2015, com R$ 2 milhões a menos", explicou.

O desembargador Glauber Rego por sua vez destacou a importância da parceria entre TCE e TRE, que compartilham informações dos sistemas de acompanhamento processual. O presidente da Femurn, Leonardo Cassimiro de Araújo, disse que o estreitamento das relações entre TCE e gestores irá evitar que municípios falhem na prestação de contas.

Durante o evento, a equipe técnica do TCE abordou temas importantes para o cotidiano da administração pública, como orçamento, planejamento estratégico, indicadores de desempenho, entre outros. O Tribunal de Contas recebeu também manifestação de interesse dos municípios que pretendem firmar termo de cooperação no sentido de implantar o planejamento estratégico na gestão. No primeiro cronograma, serão capacitados 12 municípios.

Os demais encontros regionais de 2019 foram realizados nos municípios polos de Natal, Caicó e Mossoró, abrangendo os municípios circunvizinhos das respectivas regiões.