Atualizado em 02/07/2019

Parceria entre TCE e IMD abre nova turma de Residência em TI com aula inaugural na UFRN

Galdina Carvalho

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) renovaram parceria e instalaram a segunda turma da Residência em Tecnologia da Informação com atuação junto ao órgão de controle externo. Na aula inaugural, realizada nesta segunda-feira (1/7), estiveram presentes o diretor-geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, o coordenador da nova turma, professor Marcel Oliveira, e o Representante do TCE, conselheiro Tarcísio Costa, diretor da Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira.

A Residência em Tecnologia da Informação é uma pós-graduação lato sensu do IMD que junta prática e teoria, uma combinação de aulas teóricas e atuação direta dos estudantes nos órgãos parceiros, com o objetivo de encontrar soluções tecnológicas para suas demandas nessa área.

Abrindo a cerimônia da aula inaugural, Ivonildo Rêgo ressaltou a importância da parceria com o TCE/RN, uma experiência que tem dado certo, resultando na formação da segunda turma de residentes em TI. Em seguida, o diretor do IMD fez uma apresentação do instituto ao público presente, explicando os diversos níveis de formação oferecidos, desde o curso técnico em TI, passando pelo Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), até suas várias pós-graduações.

Rêgo também descreveu a estrutura oferecida pelo Instituto e a atuação na área de inovação e empreendedorismo, que têm como centro a incubadora Inova Metrópole e o Parque Tecnológico Metrópole Digital. Ele destacou os objetivos do programa e sua real contribuição na formação de pessoas, para um melhor  desenvolvimento e avanço do pólo tecnológico em Tecnologia da Informação no Estado do Rio Grande do Norte.

Encerrando o evento, o conselheiro Tarcísio Costa homenageou o Conselheiro Gilberto Jales, responsável por iniciar o projeto, durante a sua gestão à frente do TCE, firmando a primeira parceria com o IMD/UFRN. Também  deu as boas-vindas aos alunos e falou sobre a importância do Tribunal dar continuidade aos projetos do IMD, com resultados positivos para a instituição.