Atualizado em 31/05/2019

Tribunal de Contas anuncia equipe vencedora de gincana sobre ética no trabalho

A equipe “Quatro Estações” foi a grande vencedora da Ginkética, gincana realizada pela Corregedoria do Tribunal de Contas com objetivo de ampliar o conhecimento em torno do Código de Ética dos Servidores do TCE/RN. Com ações executadas ao longo de todo o mês de maio, o anúncio do resultado ocorreu nesta sexta-feira em meio a apresentação de material criativo pelos cinco grupos participantes. “Houve uma dedicação, um envolvimento impressionante, os participantes trabalharam com criatividade um tema muito sério”, destacou o conselheiro corregedor, Gilberto Jales.

A solenidade foi aberta pela presidente em exercício do TCE, conselheira Adélia Sales, que parabenizou pela iniciativa por ter, além do comportamento ético, trabalhado questões relacionadas a solidariedade. No final, foram coletadas mais de 2,5 mil fraldas geriátricas, que serão doadas a instituições como o Instituto Juvino Barreto e o Lar da Vovozinha. Ressalte-se que além da Corregedoria, a ação contou com a colaboração da Presidência, da Comissão de Ética dos Servidores, Escola de Contas, Núcleo de Sustentabilidade e outras. O evento foi apresentando pela coordenadora da Corregedoria, Teresa Diógenes, e pela presidente da Comissão de Ética, Sheyla Yusk.

Numa ação inédita e com muito humor, a gincana constou de três etapas. Na primeira, todos os participantes  tiveram que responder  a um questionário com situações problemas envolvendo aspectos da ética no ambiente de trabalho. No segundo desafio, cada grupo teve que produzir um material criativo, apresentado na solenidade e, finalizando, houve uma mobilização para a coleta de fraldas. A equipe vencedora apresentou uma proposta de podcast, espécie de programa de rádio disponibilizado pelo celular, que pode disseminar informações sobre ética nos mais diversos ambientes.

A manhã foi iniciada com o Coral Canto de Contas entoando com sensibilidade as canções “Sabiá” e “Tocando em Frente”, seguindo pela apresentação das equipes que, abusando da criatividade, mostraram desde cordéis até filmes mudo em preto e branco, estratégias utilizadas para a disseminação de informação com foco na ética. A programação foi finalizada com  os poetas populares Antônio de Lisboa e Aldaci de França  fazendo repentes tendo como base a ética e o momento que o Brasil vivencia.