Atualizado em 11/04/2019

TCE avalia com Banco Mundial novas ações em auditoria do projeto Governo Cidadão

Galdina Carvalho

Na primeira missão realizada frente ao novo governo do Rio Grande do Norte, uma equipe do Banco Mundial, juntamente com os gestores locais do Projeto Governo Cidadão, esteve na manhã desta quinta-feira (11/04) numa visita de cortesia ao Tribunal de Contas do Estado, sendo recepcionado pelo presidente, conselheiro Francisco Potiguar Júnior, e assessores. Na pauta, informações sobre a reestruturação do projeto, viabilizado com empréstimo na ordem de US$ 360 milhões, investidos em mais de 500 obras executadas em todas as regiões do Estado, recursos que são auditados por equipe devidamente capacitada do TCE.

“Queremos alinhar esforços para evitar a paralisação do projeto e não sofrermos uma interrupção temporal”, explicou a gerente do projeto junto ao Banco Mundial, Fátima Amazonas, destacando a importância do controle externo no acompanhamento da execução orçamentária. A previsão é de continuidade até março de 2021. “Até lá, esperamos contar com o trabalho da equipe que vem fazendo a auditoria”, enfatizou, informando que no final de abril, encerrando a missão do Banco Mundial, virão ao Estado especialistas da área de gerenciamento financeiro e desembolso, permitindo assim a continuidade e desencadeamento de novas ações.

Segundo a gerente do Banco Mundial, além do que vem sendo executado, existem propostas para se efetivar um diagnóstico fiscal do Estado, contando com a reestruturação dos postos de fiscalização entre fronteiras, ação que conta com apoio do Governo Federal e Tesouro Nacional; e um projeto de apoio a segurança, inclusive envolvendo escolas. “Está para chegar alguns especialistas que vão trabalhar algumas experiências na área com equipes da Secretaria de Segurança e Educação”, disse. Todos os projetos contam com avaliação de resultados e de impactos.

“Este projeto mexe com a vida das comunidades”, destacou o presidente do TCE, Francisco Potiguar, lembrando o impacto positivo das ações em vários setores da sociedade. O secretário de Gestão de Projetos do Governo do Estado, Fernando Mineiro, considerou extremamente significativo o trabalho realizado pelo TCE, destacando sobretudo o caráter preventivo, orientando para a correção de possíveis falhas que podem ocorrer. “Evidente que isso é feito resguardando os papeis de cada uma destas instituições”, enfatizou, lembrando que a experiência e práticas de gestão podem contribuir muito para a obtenção de resultados positivos.

Além de técnicos do TCE e do Governo do Estado, a visita contou com a presença do especialista em licitações do Banco mundial, Luciano Werzius.