Atualizado em 16/01/2019

Auditores do TCE fiscalizam estrutura do estádio Arena das Dunas em ação com o Crea-RN

Assessoria Crea-RN

Auditores do Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE) e fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA) realizaram uma inspeção no estádio Arena das Dunas, nesta terça-feira (15), com objetivo de averiguar as condições das estruturas e manutenção do equipamento, tendo em vista a constatação de corrosão em parte do equipamento e o fim do prazo de garantia das obras, agora no final de janeiro. “Foi uma ação preventiva, buscando o zelo pelo patrimônio público, evitando danos futuros”, explicou o diretor da Inspetoria de Controle Externo do TCE, Marcelo Queiroz.

No final do ano passado, os fiscais do CREA averiguaram que a estrutura metálica da cobertura do Arena das Dunas apresentava corrosão, assim como o sistema de combate a incêndio não estava com manutenção regular. “Em princípio, vimos que foram realizados os serviços de manutenção e reparos que se faziam necessários na parte externa, agora é preciso um laudo técnico do CREA mostrando como está a parte interna da estrutura metálica”, Informou Marcelo, lembrando que este tipo de fiscalização faz parte da rotina dos dois órgãos (TCE e CREA) e será realizada em outros equipamentos públicos, observando os aspectos técnicos visando sobretudo garantir a segurança da sociedade.

Além de Marcelo, participaram da fiscalização os auditores de controle externo Wladimir Souto e José Monteiro Coelho Filho. Da parte do CREA, os conselheiros Márcio Sá, da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica; Jorian Alves de Morais, Coordenador da Câmara de engenharia civil; a agente de fiscalização Gislene Gouveia e o superintendente do Conselho, Claudionaldo Câmara. Ainda integraram o grupo os engenheiros do Arena das Dunas, Matheus Gurgel da Cunha e Arthur Morais, os fiscais do contrato da Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos e o engenheiro Marcel Nogueira da empresa 2M Engenharia, empresa contratada pelo Governo para fiscalizar o estádio.

A fiscalização consta de várias etapas, averiguando desde a regularidade das empresas prestadoras de serviços e dos seus profissionais, até a avaliação do tipo de material utilizado e o cumprimento do projeto, como planejado. “O contrato de Parceria Público Privada firmado com a administração do Arena das Dunas dura vinte anos. Ainda temos quinze anos pela frente e é preciso garantir que o equipamento seja entregue ao Governo, depois desse prazo, da melhor forma possível”, ressaltou o diretor da ICE.