Atualizado em 13/11/2018

Tribunal de Contas adere ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) assinou o termo de adesão a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) - programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementar práticas de sustentabilidade. Depois de atender a todo o protocolo, a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do TCE, Marília do Socorro Cunha Lima, participou do Curso de Sustentabilidade, realizado na Corte de Contas da Paraíba, momento em que foi formalizada a adesão. Na ocasião, a consultora do MMA, Maria do Carmo, apresentou a sacola sustentável, distribuída a todos os servidores do TCE/RN, como exemplo de uma boa prática realizada na área pública.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos com dupla motivação: 1) Adotar uma agenda ambiental, buscando usar de forma racional os recursos naturais; e 2) Implementação de práticas que tenham como princípio a sustentabilidade do planeta. São trabalhados seis eixos: Uso dos recursos naturais; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização dos servidores para a sustentabilidade; Compras sustentáveis; Construções sustentáveis; e Gestão de resíduos sólidos.

A implantação da Agenda Ambiental na Administração pública demanda comprometimento institucional, coletivo e individual.  O processo é realizado em quatro passos: 1) Formação de uma Comissão Gestora; 2) Elaboração de diagnóstico institucional; 3) Construção do Plano de Gestão Socioambiental (PGS); 4) Mobilização e sensibilização dos gestores e servidores e 5) Avaliação e monitoramento.

O Núcleo de Sustentabilidade do TCE potiguar vem realizando várias ações em sintonia com a agenda ambiental, tais com o a viabilização da feira de produtos orgânicos, realizada toda sexta-feira no hall de entrada do tribunal. Em seguida foi feita a distribuição das sacolas sustentáveis. Logo após, como forma de reduzir o consumo de copo plástico, os servidores foram contemplados com canecas. Ainda foi realizada parceria com uma cooperativa de catadores de lixo, para aproveitamento dos resíduos e, por ultimo, inaugurada a Sala Verde, espaço com material pedagógico onde os interessados podem aprender mais sobre os desafios ambientes da modernidade e o que podemos fazer para preservar o futuro.