Atualizado em 14/09/2018

TCE adere à campanha "Setembro amarelo" e realiza palestra de prevenção ao suicídio

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realizou nesta sexta-feira (14) uma uma palestra sobre a importância da prevenção ao suicídio. O evento faz parte da campanha "Setembro Amarelo", à qual a Corte de Contas aderiu.

O tema foi abordado pela psiquiatra Dra. Luíza de Medeiros Nacácio e Silva, graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-graduada em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pela psicóloga Luciana Medeiros Martins. Durante a palestra as profissionais expuseram dados, possíveis causas, e falaram a importância da prevenção e o que deve ser feito.

Organizada pelo Setor médico do TCE e o setor de sustentabilidade, a iniciativa teve o objetivo de quebrar o tabu sobre o tema, fortalecer e alertar servidores  da Instituição e a população sobre a importância de discutir e enfrentar esse problema. "É de extrema importância falar sobre esse tema dentro das instituições, pois muitas pessoas que trabalham estão numa faixa etária suscetível ao suicídio, que estudam muito, se cobram demais, e um tema como esse é sempre pertinente". afirmou a coordenadora do setor médico do TCE/RN e idealizadora da iniciativa a médica Adice Assi Meira Lima de Medeiros.

Realizada mundialmente desde 2015, a campanha "Setembro Amarelo" é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com destaque para o dia 10, quando é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e busca alertar e instruir as pessoas a respeito dessa realidade e suas formas de cuidado.