Atualizado em 10/08/2018

Diretoria de Administração Indireta apresenta metodologia utilizada em auditorias

Jorge Filho

A Diretoria de Administração Indireta do Tribunal de Contas do Estado apresentou no último dia (10) a metodologia de auditoria utilizada para analisar os dados dos jurisdicionados por meio de acesso a bancos de dados de sistemas, a partir das movimentações financeiras dos jurisdicionados. A metodologia que parte do cruzamento de dados foi utilizada com sucesso em várias fiscalizações no TCE, dentre elas as auditorias que apuraram desvios nos precatórios do TJRN e no IDEMA. A apresentação faz parte do plano de diretrizes anual do Tribunal de Contas e foi a primeira de uma série de encontros para trocas, disseminação de ideias e práticas que combatam o desvio de recursos públicos.

O Diretor de Administração Indireta – DAI Hugo Barreto Veras e o Auditor de Controle Externo do TCE José Luiz Rebouças apresentaram a todas as Diretorias que compõem a Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado casos práticos de auditorias no âmbito do TCE. Através da correlação dos dados de extratos das movimentações bancárias, banco de dados do TJRN e análise documental dos processos administrativos de pagamentos de precatórios, foi possível identificar beneficiários ilegítimos dos recursos provenientes das contas destinadas ao pagamento de precatórios e RPV. Da mesma forma, a auditoria no IDEMA analisou movimentações financeiras realizadas nas contas bancárias do órgão público, sem registros no Sistema de Administração Financeira - SIAF/RN.

Os Auditores de Controle Externo detalharam números, dados e contas que devidamente cruzadas mostraram todos os vínculos, empresas e pessoas envolvidas no esquema, apontando distorções e desvios de recursos públicos. Os técnicos debateram todas as etapas do trabalho da auditoria, do planejamento até a execução, finalizando com a produção do Relatório. A Secretária de Controle Externo, Anne Carvalho, explicou que a proposta foi discutir a metodologia utilizada nestes processos, sempre em busca de aprimoramento.