Atualizado em 15/05/2018

TCE envia técnicos para seminário do Observatório da Despesa Pública em Goiás

TCE/RN

Técnicos de cortes de contas de todo o país estão reunidos em Goiás, entre os dias 15 e 16, participando do Seminário de Apresentação dos Estudos de Compras do Observatório da Despesa Pública nos Tribunais de Contas, evento organizado pela Controladoria Geral da União em parceria com a rede de controle externo. Representando o Rio Grande do Norte participa do encontro o coordenador do Núcleo de Informações Estratégicas para o Controle Externo, Ilueny Constancio Chaves do Santos.

O Observatório da Despesa Pública (ODP) é a unidade de produção de informações estratégicas da CGU, voltada à aplicação de metodologia, apoiada em tecnologia da informação, para a produção de informações que visam a subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos. As análises conduzidas no ODP são direcionadas à identificação de situações que possam constituir irregularidades, de modo a prevenir suas ocorrências. Dessa forma, o Observatório funciona como uma “malha fina” das despesas públicas, mais uma maneira para garantir a correta aplicação do dinheiro do contribuinte.

A proposta do ODP.TC (associada aos Tribunais de Contas) é replicar o modelo adotado pela CGU e agregar à Rede ODP os tribunais de contas em todo o território nacional, propiciando a integração e ações coordenadas e estruturadas entre a União e os demais entes federativos, de forma a auxiliar no processo de avaliação da gestão e posterior tomada de decisão, visando a melhoria dos controles e monitoramento do orçamento público.

No encontro, representantes da CGU apresentarão uma visão geral dos estudos efetivados, seguido por apresentações de experiências e esclarecimentos de dúvidas por parte dos tribunais de contas de Goiás, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Norte, Maranhão,  Piauí , TC dos Municípios de Goiás, Amapá e Santa Catarina.