Atualizado em 08/03/2018

Tribunal de Contas celebra Dia da Mulher com palestras e sorteio de brindes

Maria Gabrielle Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) celebrou nesta quina-feira o Dia Internacional da Mulher. A manhã foi marcada por momentos de emoção e reflexão, com palestras focadas no tema "mulheres que amam e se amam têm sucesso", ministradas pela jornalista, escritora e terapeuta, Glacia Marillac, seguida pela filósofa, psicóloga e terapeuta Raissa Ebert e subtenente da PM, Célia Maria. Em paralelo, houve sessão de massagem, sorteio de brindes e lanche.

"Hoje é, sobretudo, um dia de reflexão, não só para as mulheres, mas também para os homens", destacou o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, lembrando da importância da mulher ao longo da história, enfatizando a necessidade de avanços em áreas onde ainda se observa distorções de gênero. "Temos que alcançar uma sociedade onde todo mundo cumpra o seu papel, num ambiente de harmonia - isso leva ao crescimento", enfatizou.

A comemoração foi iniciada com a realização de uma missa conduzida por padre Inácio, da paróquia Nossa senhora de Lourdes. "Mantenham-se corajosas para a luta por uma sociedade mais justa, mais igualitária", enfatizou, associando a data ao tema da campanha da fraternidade, que este ano está trabalhando a questão da violência.

A primeira palestra foi ministrada por Glacia Marillac, que falou sobre sua trajetória no jornalismo, de repórter que  apresentava diariamente dramas humanos, até a escolha pessoal pela "pauta" do bem, do  que é positivo. " Nossa, fiquei até emocionada,  o TCE me convidando para falar de amor?", disse, contando como foi a passagem para este novo momento de sua vida em que trabalha com foco no equilíbrio pessoal. "Somos essência, puro amor, mas temos que tirar toda a rabugem que acumulamos com o tempo", ensinou, entre apresentação de poemas, musicas e leitura de textos com distribuição de pipoca.

A psicóloga Raissa Ebert, 86 anos, falou sobre como envelhecer bem, o que é um processo que vai sendo construído aos poucos,  com atitudes adequadas. Logo após, a subtenente da Policia Militar, Célia Maria, relatou a histórias de mulheres que se destacaram em vários momentos da história, culminando com um discurso abordando a violência contra a mulher.