Atualizado em 12/12/2017

Presidente do TCE é homenageado com medalha do Mérito pela Assembleia Legislativa

João Gilberto/Cedida

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), Gilberto Jales, recebeu nesta terça-feira (12) a medalha do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do RN, homenagem concedida a personalidades que ofereceram contribuições de relevância para o desenvolvimento do Estado.

“Muita humildade, alegria e sincero agradecimento me movem ao receber tão significativa honraria”, afirmou Gilberto Jales, um dos cinco agraciados com a medalha do Mérito Legisaltivo. “Ao mesmo tempo, sinto-me desafiado e inspirado a trabalhar para fazer por merecê-la”, completou.

Ao todo, a Assembleia entregou a 16 agraciados medalhas do Mérito Legislativo, Social e Cultural. Como novidade, a Casa concedeu este ano mais uma honraria, denominada Medalha do Mérito Educacional “Noilde Ramalho”, destinada aos profissionais da área.

Antes de efetuar a entrega das medalhas, o presidente da AL, Ezequiel Ferreira ocupou a tribuna e leu um breve perfil de cada um dos homenageados. O desembargador Expedito Ferreira, presidente do Tribunal de Justiça, discursou e agradeceu em nome dos homenageados. Ao fim, os cantores e compositores Zezo e Dorgival Dantas, fizeram uma apresentação musical.

 

MEDALHAS

São quatro homenagens distintas, de acordo com a lei instituidora, e os objetivos traçados pelos legisladores. A Medalha do Mérito Social “Maria do Céu Fernandes”, que reconhece pessoas que tenham se dedicado à causa social, foi entregue a desembargadora Maria Zeneide Bezerra.

O Mérito Cultural “Câmara Cascudo”, por sua vez, destina-se ao reconhecimento do trabalho dos artistas para a manutenção das tradições potiguares e fomento da cultura. Em 2017 foi entregue ao escultor Gilvan Almeida Vital, ao compositor Dorgival Dantas, ao cantor José Maria Teixeira do Nascimento (Zezo), ao pesquisador Ormuz Barbalho Simonetti e à escritora Zenaide de Almeida Costa.

A Medalha do Mérito Legislativo, direcionada a pessoas que comprovadamente tenham oferecido contribuições de relevância para o desenvolvimento do Estado, foi entregue, além de Gilberto Jales, à senhora Sônia Maria Medeiros de Barreto, ao pastor Francisco Cícero de Miranda, ao doutor Roberto Duarte Galvão, ao promotor Eudo Rodrigues Leite, ao desembargador Expedito Ferreira de Souza.

Os primeiros potiguares a receberem a Medalha do Mérito Educacional “Noilde Ramalho” serão o procurador aposentado Edilson Alves França; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria de Paiva Cruz; e aos professores Clebeson da Silva Nóbrega, Genibaldo Barros e Josefa Paizinho Dantas.

 

HOMENAGEADOS 2017

 

MEDALHA DO MÉRITO SOCIAL

Maria Zeneide Bezerra

A desembargadora Maria Zeneide Bezerra se formou na UFRN com atuação nas comarcas de Touros, São Gonçalo do Amarante, Tangará e Ceará-Mirim. É presidente da Câmara Criminal do TJRN, atuou como vice-presidente e corregedora do TRE-RN, assumindo a presidência da Corte Eleitoral em 2015. Coordena o Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN no qual desenvolve ações de grande alcance social nas áreas de cidadania e educação. Eleita corregedora geral de justiça em 2016 para o biênio 2017-2018.

 

MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL “CÂMARA CASCUDO”

Gilvan Almeida Vital

O escultor se intitula de “Escravo da Arte”, uma junção de duas atividades que fazem parte de sua história: a capoeira e o artesanato em madeira. Sua história é talhada por capítulos de dificuldades e superações, mas sempre com sensibilidade e criatividade. O mais novo de sete irmãos, estudou apenas até o 5º ano do Ensino Fundamental. Trabalhou como carpinteiro na construção civil e depois em esquadrias de alumínio. Enfrentou o desemprego, mas reverteu a situação vendendo sua arte em diversas cidades do país.

 

Dorgival Dantas

Potiguar de Olho-d'Água dos Borges, Dorgival Dantas é um dos cantores e compositores mais aclamados de sua geração. Conhecido como "O Poeta", pela profundidade de suas composições, começou a fazer apresentações aos 14 anos. Suas letras já foram regravadas por inúmeros artistas, incluindo Roberto Carlos.

 

José Maria Teixeira do Nascimento

Notabilizado pelo nome artístico Zezo – O nordestino apaixonado, virou referência entre o público popular. Suas canções românticas o transformaram em fenômeno nacional. Além de atuar como cantor, é também empreendedor. Criou estúdio de gravação em Natal, gerando emprego e renda para várias pessoas, além de ter mobilizado o segmento social que consome sua música.

 

Zenaide de Almeida Costa

Escritora, poetisa e musicista potiguar. Publicou “A vida em Clave de Dó”, tendo sido a primeira potiguar a publicar um romance. Natural de São Miguel, faleceu em março de 2016, aos 92 anos de idade, em Recife.

 

Ormuz Barbalho Simonetti

Potiguar de São José de Mipibu, Ormuz Simonetti é autor do livro ‘Genealogia dos troncos familiares de Goianinha’ que deu origem a várias crônicas publicadas nos principais jornais de Natal. É membro no Instituto Norte-riograndense de Genealogia, do Instituto Histórico e Geográfico do RN, do Instituto Histórico e Geográfico da PB e do Instituto Histórico e Geográfico do ES.

 

MEDALHA DO MÉRITO EDUCACIONAL “NOILDE RAMALHO

 

Edilson Alves de França

Bacharel em Ciências Jurídicas pela UFRN, especialista em Direito Penal pela mesma instituição, mestre em Direito Civil pela UFPE e capacitado em Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas, Edilson Alves de França foi professor de Direito Civil. Atuou como Procurador da República e como Procurador Regional por cerca de três décadas. Desempenhou atividades como Procurador Regional Eleitoral, presidiu a Comissão de Exame da OAB-RN. Tornou-se magistrado com exercícios em diversas comarcas, tendo publicado livros e artigos em revistas especializadas.

 

Clebeson da Silva Nóbrega

Graduado em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e mestrando em Educação. Atuou na Fundac e no Programa de Formação Inicial para professores em exercício na Educação Infantil. Foi vice-diretor da Escola Estadual Café Filho e professor de instituições em Natal, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

 

Ângela Maria Paiva Cruz

Bacharel em Matemática, mestre em Filosofia e doutora em Educ