Atualizado em 16/10/2017

Tribunal de Contas entrega à Cruz Vermelha donativos arrecadados para vítimas do Leningrado

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) entregou, na manhã desta segunda-feira (16), num imóvel utilizado pela Cruz Vermelha, em Ponta Negra, os donativos arrecadados para ajudar as vítimas do incêndio na comunidade do Leningrado, no início do mês. A doação foi organizada pelo projeto Ser TCE, cuja coordenadora,  Marília Cunha Lima, atendendo apelo do presidente Gilberto Jales, encampou uma mobilização no sentido de ajudar os moradores naquele momento de dificuldade. "Trata-se de uma comunidade carente, e o pouco que tinham o incêndio levou", justificou. Foram disponibilizadas duas caixas no hall de entrada do Tribunal para o recebimento das doações.

"O povo natalense foi muito solidário. As doações que foram feitas e ainda estão chegando supriram todas as nossas expectativas", avalia o presidente da filial estadual da Cruz Vermelha do Brasil, Kelyson Montenegro, sobre o resultado da campanha de arrecadação de donativos para as famílias de desabrigados em decorrência do incêndio.

Os servidores do TCE atenderam o apelo. Em meio a dezenas de cestas básicas, pacotes de alimentos não perecíveis e sacolas com roupas, chamou atenção a doação de um berço completo, novinho, com colchão e tudo. Um gesto simbólico de alguém que, certamente, pensou na necessidade de alguma mãe para com seu filho pequeno, como possibilidade de um recomeço. "Nossa intenção foi suprir as necessidades básicas, mais imediata, mas foi além do esperado", enfatizou Kelyson.

Apesar de atuar de forma preventiva, a Cruz Vermelha regional resolveu promover uma campanha de 48 horas em decorrência do desespero das famílias do Leningrado - comunidade em que atuam com um projeto social atendendo em torno de trintas crianças. Várias organizações, como o TCE, e a própria população, sensibilizada com o drama, começou a doação. "Hoje o material arrecadado já é suficiente para o atendimento dos desabrigados no período de um mês", relatou Kelyson, lembrando que estão assinando um Termo de Compromisso com organizações do entorno para uma ajuda mútua, encaminhando um pouco do que foi arrecadado para distribuição junto a famílias carentes.

Para a coordenadora do projeto Ser TCE, Marilia Cunha, o momento era de agradecer a todos que se engajaram na campanha de doação para a comunidade de Leningrado, realizada em pouco tempo, mas com um resultado que foi surpreendente. "A base de toda sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os seus semelhantes e a natureza", relatou, citando Nagib Andéraos Neto.

O incêndio na comunidade de Leningrado começou por volta de 11h15 de quarta-feira, dia 4, após uma explosão. O fogo foi se espalhou e atingiu mais de cem casas, deixando centenas de pessoas desabrigadas. A suspeita inicial é que tenha sido provocado pela explosão de um botijão de gás. Do total de desabrigados, 26 famílias estão morando provisoriamente na estrutura do CAIC.