Atualizado em 05/10/2017

Parceria entre TCE e Instituto Metrópole Digital vai oferecer programa de Residência em TI

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vão lançar, na próxima segunda-feira, (09), no auditório do Instituto Metrópole Digital, a partir das 9h, o Programa de Residência em Tecnologia da Informação (pós-graduação latu-sensu), fruto de uma parceria entre as duas instituições.

O anuncio foi feito pelo presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, na sessão do Pleno desta quinta-feira (05), convidando a todos os conselheiros a se fazerem presente na aula inaugural do curso, próxima semana.

O programa de Residência em TI, além da formação e aperfeiçoamento profissional, terá como resultado o desenvolvimento de sistemas de inovação tecnológica que vai contribuir na celeridade e qualificação do controle externo exercido pelo TCE, além de promover avanços em áreas consideradas estratégicas. Para isso, informou o diretor de Informática, Alexandre Galvão Damasceno, as aulas teóricas serão realizadas uma vez por semana e nos demais dias, os alunos atuarão na prática, pesquisando e produzindo programas para utilização do Tribunal. "As pesquisas serão realizadas em cima de problemas do TCE, sempre em busca da otimização dos processos", explicou.

Damasceno citou como exemplos a construção de ferramentas para melhorar as análises do controle externo ou que contribuam para a produção de relatórios mais especializados como suportes para os inspetores, entre um leque de ações que podem ser desenvolvidas. O curso terá duração de dois anos, e os alunos selecionados terão direito a uma bolsa de estudos no valor de R$ 2 mil.