Atualizado em 22/09/2017

TCE participa de ação de sustentabilidade em comemoração à chegada da primavera

Jorge Filho

O inicio da primavera foi marcado por uma celebração na praça 7 de setembro, no Centro de Natal.  O Tribunal de Contas do Estado participou, em parceria com o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional do Trabalho e o Tribunal Regional Eleitoral, de ações de sustentabilidade como forma de comemorar a chegada da estação das flores e expuseram as ações realizadas pelas instituições.

O TCE participou do evento com a presença da coordenadora do projeto Ser TCE,  Marília Cunha Lima, que disse que a iniciativa ajuda a conscientizar a população e mostra a importância da mobilização das organizações públicas no que se refere ao desafio da sustentabilidade. No âmbito da Corte de Contas, o projeto de sustentabilidade desenvolve ações de capacitação, coleta seletiva, redução de gastos energéticos, doação de bens inservíveis, qualidade de vida dos servidores (campanha de saúde, palestras educativas, prática esportiva, redução de uso de copos descartáveis), entre outros.

"O Tribunal de Justiça não é só julgamento. Isto que está acontecendo representa o tribunal do futuro, o novo rumo que a justiça quer dar, aproximando-se mais da população", discursou o presidente do TJRN, desembargador  Expedito Ferreira, na abertura da 2ª Primavera Copegam, como foi denominado o evento,  ao lado do vice-presidente, Gilson Barbosa e dos desembargadores  Amaury de Souza e Cláudio Santos, além da coordenadora do núcleo de ações ambientais do TJ, Maria Zeneide Bezerra, onde está inserida a Comissão permanente de Gestão Ambiental - Copegam.

Um passeio pela praça, que está sendo revitalizada pelo TJ com uma ação de arborização, mostrou projetos interessantes, como ongs que trabalham com a produção de vassouras de garrafas pet, sabão em pó caseiro, artesanato com palito de picolé, ponto de descarte de resíduos perigosos, como lâmpadas e pilhas, além da distribuição de mudas de ipê roxo e amarelo e pau brasil. para completar houve apresentações da Banda da Policia Militar e da orquestra Sanfônica, do museu do Vaqueiro.