Atualizado em 15/03/2017

Conselheiro Renato Costa Dias faz saudação em virtude do Dia do Ouvidor

O conselheiro Renato Costa Dias fez uma saudação ao Dia do Ouvidor, comemorado nesta quinta-feira (16), durante a sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), na qual destacou o papel das ouvidorias no fortalecimento do controle social. Renato Costa Dias é o ouvidor do TCE para o biênio 2017/2018.

Segundo o conselheiro, “cumpre à Ouvidoria de Contas arregimentar ferramentas, ideias, projetos e iniciativas no intuito de estimular e fortalecer o Controle Social, como um  poderoso instrumento de auxílio ao Controle Externo a que o Tribunal de Contas está constitucionalmente vocacionado”.

Para isso, o setor dará início em breve a um projeto para estimular a formatação de ouvidorias nos municípios potiguares. O projeto tem como objetivo “estimular o desenvolvimento de Ouvidorias nos municípios de nosso Estado, com todos os benefícios que uma ouvidoria estruturada é capaz de trazer para o órgão ou entidade pública”.

“Nos próximos meses, o Tribunal de Contas normatizará, através de Resolução e em caráter pedagógico, a instalação de tais ouvidorias, as quais, em uma próxima etapa, constituirão uma rede integralizada de Ouvidorias, cujas demandas poderão desaguar no canal institucional da Ouvidoria de Contas”, disse o conselheiro.

Além disso, a Ouvidoria do TCE tem dado continuidade a projetos tais como, como a Sexta de Contas, aprimoramento do Portal da Ouvidoria, atualização da Carta de Serviços ao Cidadão, Projeto Conhecer, entre outros.