CURSO BÁSICO - MICROSOFT EXCEL (TURMA I)

Não há turmas abertas para este curso


CURSO BÁSICO - MICROSOFT EXCEL


LOCAL: SALA DE TREINAMENTO DA ESCOLA DE CONTAS – TCE/RN.


DATA: 10, 12, 14, 117 E 19 DE FEVEREIRO DE 2019.


HORÁRIO: DAS 8H30MIN ÀS 12H30MIN.


INSTRUTOR: YURI FONSECA DOS SANTOS.


PÚBLICO-ALVO: SERVIDORES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO - TCE/RN.


OBJETIVO: CAPACITAR OS PARTICIPANTES PARA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL, EM SUA VERSÃO BÁSICA, TAIS COMO: CONCEITOS PRELIMINARES, FORMATAÇÃO, OPERAÇÕES ARITIMÉTICAS,FÓRMULAS/FUNÇÕES, ETC.


METODOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS COM APLICAÇÃO DO CONTEÚDO ATRAVÉS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS, OTIMIZANDO E REFORÇANDO O APRENDIZADO DOS PARTICIPANTES.


RECURSOS DIDÁTICOS: APOSTILA EM PDF, SLIDES DO POWERPOINT A SEREM UTILIZADOS COM O AUXÍLIO DE PROJETOR MULTIMÍDIA E A PRÓPRIA FERRAMENTA MICROSOFT EXCEL PARA EXEMPLIFICAÇÃO E A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Conceitos preliminares
          a. Pasta de trabalho x planilha
          b. Barras de Ferramentas
          i. Visão geral, personalização
          c. Modos de visualização / Exibição
          i. Ocultação, exibição, congelar painéis
         d. Entrada e edição de dados (texto, números, datas)
         e. Inserção, exclusão de linhas, colunas, planilhas
         f. Navegação
         g. Teclas de atalho
2. Formatação
         a. Células, linhas, colunas, planilhas
         i. Autoajuste, mesclar, alinhamento, preenchimento, bordas
         b. Texto, números, datas
         i. Categorias
         c. Autopreenchimento
        d. Nomeando células, planilhas
        e. Ferramenta pincel / limpar formatos
        f. Teclas de atalho
3. Operações aritméticas
        a. Soma (AutoSoma), subtração, multiplicação, divisão, potência
        b. Porcentagem
        c. Transformando uma célula em Referência Absoluta
4. Fórmulas/Funções
        a. dia, mês, ano
        b. agora, hoje, hora
        c. maior, menor
        d. máximo
        e. mínimo
        f. média
        g. se
        h. cont.se
        i. contar.vazio
        j. cont.num
        k. cont.valores
        l. somase
        m. somases
5. Formatação condicional
        a. Classificando dados
        b. Filtrando dados (AutoFiltro)
6. Protegendo a planilha
        a. Bloqueio de células
        b. Senha de proteção e gravação
7. Preparando a planilha para impressão
        a. Página
        b. Margens
        c. Cabeçalho/Rodapé
        d. Planilha
8. Criando Gráficos
        a. Linhas e Colunas


OBSERVAÇÃO 01: O REGISTRO DA PRESENÇA É OBRIGATÓRIO NO INÍCIO DE CADA TURNO (01 ASSINATURA PELA MANHÃ E 01 ASSINATURA A TARDE), DE ACORDO COM A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO.


OBSERVAÇÃO 02: PARA TER DIREITO AO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO, SERÁ EXIGIDA A COMPROVAÇÃO DE PRESENÇA EM 75% (SETENTA E CINCO POR CENTO) DA CARGA HORÁRIA FINAL DO EVENTO.


OBSERVAÇÃO 03: A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO NÃO DISTRIBUIRÁ MATERIAL DE EXPEDIENTE COM OS PARTICIPANTES (CRACHÁ, BLOCO, CANETA E PASTA) SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO PROJETO DE SUSTENTABILIDADE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Conceitos preliminares: a. Pasta de trabalho x planilha; b. Barras de Ferramentas, visão geral, personalização; c. Modos de visualização / Exibição, ocultação, exibição, congelar painéis; d. Entrada e edição de dados (texto, números, datas); e. Inserção, exclusão de linhas, colunas, planilhas; f. Navegação; g. Teclas de atalho.
2. Formatação: a. Células, linhas, colunas, planilhas, autoajuste, mesclar, alinhamento, preenchimento, bordas; b. Texto, números, datas, categorias; c. Autopreenchimento; d. Nomeando células, planilhas; e. Ferramenta pincel / limpar formatos; f. Teclas de atalho.
3. Operações aritméticas: a. Soma (AutoSoma), subtração, multiplicação, divisão, potência;b. Porcentagem; c. Transformando uma célula em Referência Absoluta.
4. Fórmulas/Funções: a. dia, mês, ano; b. agora, hoje, hora; c. maior, menor; d. máximo; e. mínimo; f. média; g. se; h. cont.se; i. contar.vazio; j. cont.num; k. cont.valores;l. somase; m. somases.
5. Formatação condicional: a. Classificando dados; b. Filtrando dados (AutoFiltro).
6. Protegendo a planilha: a. Bloqueio de células; b. Senha de proteção e gravação.
7. Preparando a planilha para impressão: a. Página; b. Margens; c. Cabeçalho/Rodapé;  d. Planilha.
8. Criando Gráficos: a. Linhas e Colunas.